Emoções. Qual a sua importância?

11-11-2020

As emoções estão presentes na nossa vida desde sempre! Segundo Fonseca (2016), a emoção ou afeto refere-se a sentimentos que envolvem, perante estímulos ou situações ambientais, não só a avaliação subjetiva dos mesmos ou das mesmas, como também, processos somático-corporais e crenças culturais. 

As emoções podem ser classificadas como primárias ou  secundárias. As emoções primárias são consideradas inatas como é o caso do:

  • medo;
  • alegria;
  • tristeza;
  • raiva;
  • nojo;
  • surpresa. 

As emoções secundárias são consideradas emoções adquiridas ou sociais. São emoções que resultam do ambiente onde cada indivíduo se encontra inserido, da religião, entre outras. Em suma são emoções que são aprendidas.  São exemplos de emoções secundárias o orgulho, o ciúme, culpa, vergonha, entre outras. 

Mas afinal as emoções são importantes porque? Ora bem, as emoções têm um papel fundamental na aprendizagem...Todos nós preferimos realizar tarefas ou ocupações que nos fazem sentir bem e evitamos aquelas que nos deixam desconfortáveis. As emoções estão presentes quando vivenciamos situações positivas mas também quando nos encontramos perante momentos adversos. 

As emoções e as expressões faciais e gestuais fornecem informações adaptativas de enorme relevância para a aprendizagem, elas são fenomenológicas porque são subjetivamente experienciadas e vivenciadas (Fonseca,2016).

As emoções tem um papel fulcral na cognição uma vez que, para que ocorra um processo de aprendizagem é essencial que o ambiente onde a criança está inserida seja saudável, seguro. Apenas num ambiente positivo é que o cérebro da criança ira aprender corretamente,  só assim as emoções abrem caminho às cognições. Sabem porquê? Vários estudos sugerem que situações de stress excessivo, de ameaça ou humilhação leva a que o sistema límbico bloqueie o funcionamento dos substratos cerebrais superiores  corticais o que afeta:

  • funções cognitivas de input;
  • integração;
  • planificação;
  • execução;
  • output.

Todo este processo é essencial para que o processo de aprendizagem ocorra de forma plena, nomeadamente as aprendizagens simbólicas e a resolução de problemas complexos.

Desta forma as emoções têm uma forte influência nas funções executivas e cognitivas da aprendizagem, podem transformar uma tarefa mais complicada num momento agradável de desafio ou, pelo contrário, transformar a situação em algo desmotivante. 

As funções emocionais ou afetivas estão intimamente agregadas, neurofuncionalmente e sistemicamente, às funções cognitivas e às funções executivas (Fonseca,2016).

A aprendizagem pode ser mais ou menos apelativa e é enaltecida por emoções positivas e inibida por emoções negativas como o medo por exemplo. 

Vou deixar um artigo do Prof. DrºVítor da Fonseca para que possam aprofundar mais o tema, caso estejam interessados!   


Imagem retirada de:https://pixabay.com/pt/photos/smiley-emoticon-raiva-com-raiva-2979107/

Referências Bibliográficas;:

Santos, Flávia Maria Teixeira dos. (2007). AS EMOÇÕES NAS INTERAÇÕES E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 9(2), 173-187. https://doi.org/10.1590/1983-21172007090202

Tomaz, Carlos, & Giugliano, Lilian G.. (1997). A razão das emoções: um ensaio sobre "O erro de Descartes". Estudos de Psicologia (Natal), 2(2), 407-411. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200013

Fonseca, Vitor da. (2016). Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, 33(102), 365-384. Recuperado em 11 de novembro de 2020, de https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300014&lng=pt&tlng=pt.

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